terça-feira, 20 de novembro de 2018

SANTIDADE NA PRÁTICA, OPERADA PELA GRAÇA


"Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor;" ( Filipenses 2:12 )

   Há motivos para temer e tremer no caminho da graça? Com certeza! Sobre o cristão, há o peso da responsabilidade de perseverar em obediência!  Essa responsabilidade é tão séria e temível, que nos é ordenada por Paulo como uma "efetivação" à nossa salvação. No versículo 12, que abre este artigo, de acordo com a tradução você poderá ler:  "desenvolver",  "efetuar" ou "operar" a salvação. O verbo grego traduzido desta forma, de acordo com MacArthur, quer dizer dar continuidade à um trabalho já iniciado, indo além e complementando-o.

Isso quer dizer que devemos manter nossa salvação por meio da obediência? Para que pudéssemos chegar a esta conclusão de forma inequívoca, o texto teria de dizer algo como: "pois se assim não o fizerem, serão lançados ao fogo!"

Mas então vejamos o que é dito no versículo seguinte: "(desenvolvei a vossa salvação) porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade". Vemos aqui, o motivo de temor e tremor baseado não em uma ameaça, mas em uma graça: que Deus é quem nos dá o tanto o querer como o fazer as coisas que Ele mesmo nos ordena! Em outras palavras: “tema e trema porque o próprio Deus está em você te fazendo obedecer!”.  Meu temor e tremor devem estar fundamentados no fato de que o Altíssimo, Santo e Todo-Poderoso Deus está agindo dentro de mim para que eu faça o que ele quer, assim devemos reconhecer Sua soberania sobre nós (1ª Coríntios 15:9-11 ; Gálatas 2:20)! 

Os versículos 14 e 15 dizem que esta perseverança ocorre sem murmuração ou contenda, demonstrando caráter irrepreensível e inculpável em meio a essa sociedade afogada em iniquidade. Assim nos tornamos "luzeiros", ou seja, levamos ao mundo uma luz que não é nossa, portanto o objetivo do texto é incentivar a demonstração prática de que de fato fomos tocados pela graça de receber essa luz da parte de Deus.

Esse desenvolvimento está relacionado a ordem de “reter (ou preservar) a palavra da vida” no verso 16, que se não investigarmos corretamente, parece também estabelecer a ideia de proteção de um bem que possa ser perdido ou danificado. Porém o verbo grego aqui é epecho, que de acordo com o dicionário de Strong, tem o sentido mais aproximado de “ter ou segurar firmemente sobre, exibir, apresentar”, esse reter portando, diz respeito a proclamação do evangelho e não a um guardar pessoal em benefício da própria salvação, mas é o proclamar de um salvo que se preocupa em levar essa verdade a outros.

Chegamos a uma conclusão em dois pontos:

    1- Desenvolver a salvação, não se refere a manter a segurança da vida eterna pelo esforço próprio, pois o versículo seguinte diz que tal capacidade não vem de nós. Os mandamentos, na verdade, servem como forma de apontar para nossa incapacidade de obedecer, e nossa total necessidade da graça (Romanos 3:19-23), inclusive, só somos capazes de temer quando nos é concedida graça (Jeremias 32:40)!

O Temor e tremor que devemos ter se refere à humildade de reconhecer que é Deus quem opera tal desenvolvimento, para que não nos gloriemos das obras de nossas mãos (Efésios 2:8,9). Quando Deus estabelece uma lei, devemos entender que isso, não significa que sejamos capazes de cumprir, e sim que necessitamos de Sua graça para que possamos glorificá-lo com nossa vida.

    2- Sendo esse desenvolvimento, a complementação com a manifestação prática, quando  é inexistente, demonstra-se então que tal pessoa não é um crente verdadeiro, pois a garantia de que a obra de transformação seja completada na vida de um filho de Deus pertence ao Espírito Santo (Filipenses 1:6). Portanto, se você não demonstra obediência prática por meio de uma vida de santidade, e não se dispõe a cumprir o ide do discipulado, você necessita de conversão! Então sim haverá motivo para temor da punição!Sola Gratia, Soli Deo Glória!
Alisson Lopes

Um comentário: