sexta-feira, 16 de setembro de 2016

NOVA JERUSALÉM: A VERDADE SOBRE A CIDADE DE OURO


"Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. [...] Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro; e me transportou, em espírito, até a uma grande e elevada montanha e me mostrou a santa cidade, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, a qual tem a glória de Deus." (Apocalipse 21:2,9-10)

Resultado de imagem            Muito se tem lamentado acerca do fato que hoje em dia são poucos aqueles que falam da volta de nosso Senhor Jesus e da esperança em habitar com Deus em um novo céu e nova terra.  A reclamação é que os pregadores (e é o que de fato ocorre), apenas alimentam as concupiscências da carne das pessoas lhes falando sobre prosperidade material.
            Dessa forma quando ouvimos alguém pregar sobre vigilância, esperança na eternidade, sobre a volta de Cristo, arrebatamento, sobre os novos céu e terra, nós que somos contra a teologia da prosperidade temos a tendência de ficar bem animados.
            Mas será mesmo se ao falarmos e escutarmos sobre a volta de Cristo, sempre, de fato estaremos falando ou escutando estes fatos sob a perspectiva do Evangelho? Digo, será se mesmo no momento em que se ensina Escatologia, não se está ainda alimentando uma esperança meramente material quanto à eternidade?
            Qual a ênfase quando se fala sobre a Nova Jerusalém? A ênfase está nos materiais que compõe a Santa Cidade da qual estamos falando: ouro, prata e pedras preciosas! Sim, esta tem sido a nossa esperança para eternidade, ansiamos ver ruas de ouro, as mansões celestiais, as praças adornadas com pedras preciosa. Além disso, por que não ter nossa própria coroa de ouro?
            Na verdade o que se faz quando este trecho da escritura é lido e ensinado, é nada mais do que forçar ou intrometer na interpretação do texto, nossos próprios desejos terrenos por poder e riqueza! O que se tem ensinado acerca da Nova Jerusalém, de que ela será uma cidade literal, é nada mais do que um reflexo da nossa corrupção, onde em nossa mente totalmente depravada afogamos o que há de mais importante no evangelho, em uma mentalidade inundada por ganancia.
            Essa maravilhosa cidade, revelada por Deus, por meio de João no livro de Apocalipse, é muito mais do que este mesmo ouro, prata e pedras preciosas que podemos encontrar nesta velha terra. Ela na verdade representa a maravilhosa obra que Deus completará em Seu povo: a obra de santificação!   
            Na verdade não é necessário muito esforço para perceber que a Nova Jerusalém é chamada da mesma forma que a Igreja. Vemos isso muito claramente no versículo 2. Mais adiante no versículo 9, o anjo convoca João para contemplar a “noiva, a esposa do cordeiro”, em seguida como resultado do convite, ele contempla a Nova Jerusalém. Assim, podemos saber que na verdade, o mais importante de que esta revelação trata, é do resultado ao qual Deus fará Sua amada Igreja chegar: demonstrar Sua glória e santidade em meio ao novo céu e nova terra!
Por que João então nos dá detalhes tão contundentes dos materiais preciosos que compõe a cidade santa? O fato é que a glória do resultado da obra de Deus é tão magnifico, que o observador, e transmissor da visão, não encontra palavras adequadas (e nem seria capaz) para descrever exatamente o que viu. Então ele procura em nossa linguagem humana aquilo que há de mais precioso, para ilustrar o tamanho da riqueza da obra final de Deus. Por que estamos preocupados em ter nos céus coisas que o tempo e a ferrugem correm, como ouro e outros materiais para nós preciosos? Por que não nos apegamos ao fato de que a santidade é o atributo de Deus mais valioso, e que a santificação é uma obra muito mais rica do que construir uma cidade de ouro literal?
O que pode nos custar mais do que a santidade? Ouro, prata e pedras preciosas? Nada! Pois é o pecado, ou seja, justamente a falta de santidade faz separação entre o gênero humano e Deus! Que Ele revele ao nosso coração, a realidade da esperança de viver eternamente e em santidade ao Seu lado! Que esse desejo nos consuma por inteiro, ao sermos encontrados íntegros em sua volta!

Soli Deo glória!

                                                                                                             Alisson Lopes       

Nenhum comentário:

Postar um comentário