sábado, 17 de dezembro de 2016

15 Diferenças entre PALESTRAS e PREGAÇÃO


Como podemos saber se o que se tem falado nos cultos e púlpitos, é pregação da palavra de Deus ou palestras do conhecimento e capacidade humana?

Resultado de imagem para pulpitoPara que uma mensagem seja reconhecida como vinda de Deus, não basta que o nome de Jesus seja falado, ou que a bíblia seja citada, pois nos tempos dos apóstolos, existiram homens que falavam ousadamente usando a escritura mencionando o nome de Cristo, mas mesmo assim foram chamados (pela palavra de Deus) de falsos profetas, sobre os quais somos orientados pela escritura a manter distância e a denunciá-los.
            Listei algumas das características da Pregação (ou sermão) bíblica fazendo sua diferenciação em relação a palestras humanas que em nada ajudam a Igreja, antes trazem prejuízo e desvio da vontade de Deus em Sua santa Palavra: a Bíblia Sagrada. Veja agora 15 Diferenças entre Palestras e Pregação, que lhe ajudarão a identificar se o que o você tem ouvido do púlpito, da TV ou da Internet é ou não mensagem de Deus, ou seja, verdadeira PREGAÇÃO:

1- Palestras são explanações frias. PREGAÇÃO é proclamação fervorosa (não gritaria exaltada) no sentido de paixão pela verdade divina e senso de urgência pelas vidas.

2- Palestras não se importam com a condição de vida dos ouvintes. PREGAÇÃO lamenta, alerta e exorta sobre o viver do ser humano e o chama de volta à Deus.

3- Palestras as vezes tratam de assuntos importantes, que podem melhorar certos aspectos da nossa vida, porém não de vital importância. PREGAÇÃO é assunto de vida ou morte.

4- Palestras podem ser proferidas a qualquer momento. PREGAÇÃO precisa ser proclamada agora!

5- Palestras exaltam a capacidade humana. PREGAÇÃO exalta a glória e o poder de Deus.

6- Palestras encorajam o exercício da capacidade humana para vencer os problemas e as vezes o pecado. PREGAÇÃO aponta para a incapacidade do homem e sua dependência de Deus.

7- Palestras são demonstrações de preparo humano. PREGAÇÃO fruto de dependência de Deus.

8- Palestras são conhecimentos e informações passadas por estudiosos que dominam o assunto. PREGAÇÃO é a proclamação que sai da boca de quem foi dominado pela Escritura!

9- Palestras são feitas por causa da necessidade do público. PREGAÇÃO é feita por ordem de Deus.

10- Palestras podem até utilizar-se das escrituras para justificar seus conceitos e conclusões. PREGAÇÃO é a própria Escritura falando à congregação e aos perdidos.

11- Palestras tem seu tema definido e depois buscam apoio bíblico, dão rápidas passagens pela Bíblia, porém começam e terminam fora dela, utilizam psicologia, sociologia e métodos humanos. PREGAÇÃO é quando a Escritura define o seu próprio tema, não depende de ciências e conhecimentos que sejam alheios a Palavra de Deus.

12- Palestras ensinam métodos, projetos, sistemas, atitudes, macetes, atalhos, rituais ou qualquer novidade que prometa ajudar no avanço do “evangelho” ou luta contra o pecado . PREGAÇÃO ensina que leitura bíblica, oração, louvor, adoração, discipulado e o congregar-se são suficientes para nos fortalecer em Deus que, nos transforma e nos faz alcançar os perdidos dia-a-dia, e não como em um passe de mágica.

13- Palestras trazem informação. PREGAÇÃO traz não somente informação, mas arrependimento e avivamento.

14- Palestras podem ou não causar reações boas ou ruins em seus ouvintes. PREGAÇÃO sempre causará reações por parte de seus ouvintes: recebimento ou repulsa.

15- Palestras atraem pessoas em seus desejos e concupiscências, elas veem comprometidas em ter seus sonhos realizados. PREGAÇÃO atrai os eleitos de Deus, por sua graça irresistível, eles se rendem ao Pai, passam a abominar suas concupiscências e não se importam mais se terão uma vida fácil e confortável na Terra. Sua alegria é o SENHOR!

Bônus- Palestras são plurais, são feitas de muitas formas, não precisam ser coerentes entre si. PREGAÇÃO é singular, só há uma maneira de pregar: ler, explicar e aplicar o texto bíblico!

Esta lista é exemplificativa, ou seja, aqui não estão elencadas todas características e diferenças existentes. Participe, contribua nos comentários, deixe novas características e diferenças que julgar necessário acrescentar. Se não concorda, exponha respeitosamente seus argumentos bíblicos que conversaremos sobre eles.

Obs.: O fato de uma determinada ministração ser chamada de "palestra" não pode desmerecer a mesma, se ela possuir as características bíblicas da verdadeira pregação. Não estou estabelecendo a obrigatoriedade de usar determinados termos, minha intenção neste texto é que os cristãos estejam alertas em identificar os sinais da falsa pregação.

Reflita, ore e reaja!

Sola Scriptura! Soli Deo gloria!


Alisson Lopes

P.S.: Se gostou compartilhe o link nas redes sociais! Não use o texto sem citar o autor e fonte.

15 comentários:

  1. Amém. Achei interessante sua definição de palestra e pregação. Deo Gloria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão Gilvanildo, muito obrigado por participar comentando. Se gostou do conteúdo de blog, não deixe de increver-se como "seguidor", para poder receber as notificações de quando foram publicados novos textos. Geralmente costumo pulicar no prazo de 15 dias a contar da ultima publicação, se me atrasar é no máximo por mais 5 dias, porém as vezes chego a postar em uma semana. Ficaria muito grato de ajudasse o blog compartilhando o link em suas redes sociais. Abraço, boa noite! Deus abençoe você e sua família!

      Excluir
    2. Eu gostei muito. Está tudo muito bem explicado DEUS te abençoe e continue te iluminando

      Excluir
  2. Acho que a segunda parte do item 12 precisaria de uma revisão ortográfica, pois está confusa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!!! Obrigado irmão. Olhando agora acabo de ver um "não" onde não deveria estar...rsrsrsrsrs. Vou dar mais uma lida no item, e posteriormente em todo texto. Agradeço grandemente a contribuição. Se verificar mais algum erro nesta ou outras publicações do blog por me notificar. Deus abençoe vc e sua família.

      Excluir
    2. muito bom meu irmão! fostes muito convincente em sua explicação! Deus abençoe!!

      Excluir
  3. Favor revisar o item 12, segunda parte, pois está confuso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!!! Obrigado irmão. Olhando agora acabo de ver um "não" onde não deveria estar...rsrsrsrsrs. Vou dar mais uma lida no item, e posteriormente em todo texto. Agradeço grandemente a contribuição. Se verificar mais algum erro nesta ou outras publicações do blog por me notificar. Deus abençoe vc e sua família.

      Excluir
    2. Sou católica e faço pregações nas paróquias na cidade onde moro ,aprendi muito com a sua colocação, que fez ver claramente a diferença entre pregador e palestrante,me ajudou muito.obrigado.Gloria a Deus.

      Excluir
  4. Item 12 corrigido ortograficamente de acordo com a observação do leitor Derlei Bernardino de Oliveira.

    ResponderExcluir
  5. Interessante o seu pensamento. Mas é importante observar que é apenas um pensamento, Opinião, visão humana e pessoal sobre palestra e pregacão.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante gostaria muito de aprender a palestra...

    ResponderExcluir
  7. Acho que sou um misto de pregador e palestrante, porém muitas pessoas se rendem a Jesus, pra mim é o que importa.
    Se palestra ou pregação, não sei, só sei que Deus aprova !!

    ResponderExcluir
  8. Gostei das suas colocações, vou observar mais, alguns detalhes sobre pregação e palestra. 👍👍

    ResponderExcluir
  9. Boa noite ,gostei muito do assunto ; entre outros tópicos destaco o de número 6 que ao que entendi a palestra pode causar entre os ouvintes a auto confiança fazendo que eles acreditem que podem vencer o mundo e o pecado sozinhos .

    ResponderExcluir