sábado, 18 de março de 2017

FLASH: UMA LIÇÃO DA INCAPACIDADE DO HOMEM DE BUSCAR A DEUS

Antes que você comece a ler este texto, quero que entenda algumas coisas:
1. Não tenho a intenção de focar no Flash. Esse texto terá como ilustração a série desse super-herói, mas o foco é na ilustração que vamos tirar desse texto.
2. Em nenhum momento ouso afirmar que a série é de cunho cristão, pois a minha intenção não é olhar para a série, e sim para os princípios que podemos tirar com base na Palavra de Deus.
3. Se você acha que a série é demoníaca, leia mesmo assim esse texto. A intenção é gerar reflexão bíblica, e não fazer uma resenha sobre a série.
Tendo isso em mente, vamos prosseguir...


Se você já assistiu a série The Flash [disponível no Netflix a 1a e a 2a temporada], lançada no ano de 2014, inspirada nos quadrinhos da DC, creio que alguns detalhes passaram despercebidos. Isso é normal. Existem alguns filmes que assistimos pela segunda ou terceira vez, e notamos alguns detalhes que não tínhamos notado antes. No caso de Flash, eu gostaria de trazer aqui um trecho do primeiro episódio da série [Piloto].
Antes, de uma forma básica e resumida, o super-herói Flash ganhou seus poderes após a explosão de um experimento científico chamado "Acelerador de partículas". Quando essa experiência falhou, um rapaz chamado Barry foi atingido por um raio, disparado pela suposta falha na experiência que mencionei anteriormente. Por causa desse raio, Barry se tornou o Flash.
No primeiro episódio, Flash vai até uma outra cidade e se encontra com outro herói, o Arqueiro Verde. Durante o diálogo entre os dois, Flash diz para o Arqueiro: "E se eu for só um cara que foi atingido por um raio?". Entende-se que a indagação foi como se ele estivesse dizendo: "E se isso só aconteceu de forma aleatória?". Em resposta a isso, o Arqueiro Verde diz: "Eu não acredito que aquele raio tenha te atingido, Barry. Eu acho que ele te escolheu". Em outras palavras, o Arqueiro quis dizer: "Não foi de forma aleatória, nem inconsciente".
Talvez você esteja se perguntando: "Tá, mas o que isso tem a ver comigo?". A resposta para essa pergunta é: Tudo!
Quando assisti a esse episódio, as palavras do Arqueiro Verde me trouxeram uma realidade muito profunda: eu sou incapaz de ser salvo por mim mesmo. Minha conclusão quanto a isso era que ele estava certo. Em momento algum o jovem Barry disse: "Eu quero ser um herói e ter super poderes". Antes, sem ter sequer um pingo de entendimento ou até mesmo vontade de se tornar o Flash, ele recebeu do alto um raio, que penetrou em todo o seu corpo. Depois daquele dia, ele nunca mais foi o mesmo.
A Bíblia, Palavra de Deus, nos coloca em uma condição muito semelhante a essa: estávamos mortos em nossos pecados (Ef 2.1), e um morto é incapaz de desejar ou querer alguma coisa, principalmente quando essa coisa vem do alto. João disse que o homem não pode receber coisa alguma se não lhe for dado do alto (Jo 3.27). Do mesmo modo que o Flash se tornou Flash não por sua própria vontade, o homem é incapaz de ser salvo por sua própria vontade.
Outro ponto interessante nisso, é que a Palavra de Deus diz que "não há quem busque a Deus" (Rm 3.10-12). Embora isso pareça tão óbvio, existem pessoas que pregam o oposto dessa verdade. Uma série não-cristã foi capaz de explicar a incapacidade do homem, algo que a Bíblia vem ensinando desde quando o pecado entrou no mundo.
A grande questão é que não somos salvos porque em um dia acordamos e pensamos: "Hoje eu serei salvo". O homem é incapaz de ser salvo por seu próprio desejo, da mesma maneira que o Flash era incapaz de se tornar um herói, a menos que fosse escolhido para isso.
Por fim, concluíremos este texto firmando ainda mais a ideia de que, assim como o raio escolheu um jovem rapaz para se tornar um herói, Deus foi quem deu o primeiro passo rumo a nossa salvação. Paulo escreveu aos Coríntios: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Co 5.17), mas o apóstolo não para por aí. No verso seguinte, ele explica quem é o Autor da salvação, dizendo: "E TUDO ISTO provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo" (2 Co 5.18a). Ou seja, "tudo isso", que é a obra da nova criatura, provém de Deus. Não vem da vontade do homem, nem do seu próprio desejo.

Aprendamos, então, que Deus é Soberano, e nós somos incapazes de buscá-Lo. Não somos seguidores de uma religião que vive em busca de Deus. Vivemos uma vida baseada em um Deus que se fez homem e veio em busca de nós. A Deus toda glória!

Clinton Ramachotte
* Novo colunista do blog Reforma em Ação

Um comentário: