domingo, 12 de fevereiro de 2017

REFLETINDO SOBRE ORAÇÃO #2 : ORAÇÃO E O HABITAR DA PALAVRA

"Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito." (João 15:7)

Resultado de imagemOração é em regra a garantia de recebermos aquilo que desejamos? Não, se nossos pedidos não estiverem alinhados à vontade de Deus. O texto acima é comumente usado para criar todo tipo de esperança terrena de satisfação das vontades humanas por parte de Deus. Porém está muito longe de ensinar a garantia de receber o carro, casa, emprego desejado ao pedir a Deus tais coisas.
Cristo não está falando que aquele que professa fé nEle tem garantia de resposta, antes nos ensina que a oração eficaz é aquela que parte de um coração transformado pela permanência na palavra de Deus. Veja que há a condição da fidelidade a Cristo, e de o cristão permanecer saturado pela Palavra para que o pedido levado a Deus seja atendido. Quais são as implicações destas exigências, que mudanças práticas elas causam na vida do crente?
Sabemos que a verdadeira vida cristã, tem como característica o arrependimento, que não é nada menos do que mudança de disposição mental. Não é uma declaração verbal, mas mudança tão profunda que atinge os desejos e pensamentos, fazem com que o discípulo de Cristo renegue aquilo que desejava como o mundo a tal ponto que se entrega ao sofrimento pela glória de Deus (Mateus 16:24). Sua esperança em Cristo aguarda para a eternidade e não para as passageiras alegrias desta terra (1ª Coríntios 15:19).
Como poderemos usar isso para conquistar a realização dos mesmos desejos que aqueles que não têm fé em Cristo anseiam? Simplesmente não é possível! Não é este o objetivo da oração e do habitar da palavra de Cristo em nosso coração! Se ela realmente habitar em nós, nossos pedidos não serão por casas, carros ou aquele aumento salarial (pelo menos não como objetivo central), mas será por aquilo que importa para nossa fidelidade a Cristo! Se as palavras de Cristo forem o conteúdo de nossos pensamentos constantemente, tudo o que mais desejaremos será que nossas falhas, incapacidade de servir a Deus e dar bons frutos sejam tratadas, nossa oração será cheia de clamor por santidade em nossas vidas para glória de Deus!
A oração que Jesus deseja que flua do nosso coração, verbalizada por nossos lábios é nada mais do que o conteúdo das Escrituras, os lábios daquele que é renovado experimentando a boa e perfeita vontade de deus (Romanos 12:1-2), não demonstram os mesmos desejos comuns ao mundo, antes pedem sim pelas suas necessidades relativas à manutenção de sua vida, porém isso é a acessória e última parte de sua oração.
Se realmente estivermos cheios com a palavra de Deus, como teremos tempo ou muita disposição para pedir por nossos desejos mesquinhos? Que neste dia, o Senhor nos leve a purificar nossa oração por meio de Sua palavra!

Sola Gratia!
Alisson Lopes

P.S.: Agradecimentos aos meus amigos e irmãos em Cristo, professor de teologia Chrystian Benigno e Wescley Bezerra que contribuíram com sugestões e revisões para este e outros textos do blog.

Primeiro texto desta série:

Leitura adicional recomendada:

Nenhum comentário:

Postar um comentário