sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

REFLETINDO SOBRE ORAÇÃO #3- O CLAMOR DE UM INCAPAZ QUEBRANTADO


“A Sete nasceu-lhe também um filho, ao qual pôs o nome de Enos; daí se começou a Invocar o nome do SENHOR” (Gênesis 4:26)


Resultado de imagemO primeiro homicídio havia feito o culpado e sobrevivente do ocorrido separar-se de seu núcleo familiar (Gênesis 4:8-16), como se já não bastasse o primeiro pecado (3:1-22) seguido do primeiro assassinato, a descendência deste membro renegado de uma família renegada, desdobra-se em gerações de iniquidade. Lameque, descendente de quinta geração de Caim, torna-se uma espécie de patriarca da imoralidade e barbárie humana (4:23-24). Seus filhos, Jabal, Jubal e Tubalcaim, ajudam a formar uma sociedade cada vez mais distante de Deus e amante de si mesma, agora orgulhosamente são capazes de prover seu sustento e abrigo, sua alegria e satisfação, sua proteção independentemente de Deus (4:19-22). Vemos que a corrupção da humanidade está firmada em desobediência e orgulho.
A humanidade é assim, esta sociedade sustenta uma ideologia cada vez mais centrada no homem, seu orgulho, seus desejos, e assim como Lameque desejam ser intocáveis, não aceitando correção, nem mesmo tendo a humildade de praticar o perdão. É fácil tomar vingança de si mesmo até setenta vezes sete, mas impossível, perdoar setenta vezes sete. É isso que esses fatos nos ensinam, é isso que se repetiu incontavelmente através da história. “Não há nada novo debaixo do sol”!
Enquanto a descendência de Caim construía uma civilização rebelde, a família de Adão reverenciava a soberania e a graça de Deus em meio às situações da vida. No nascimento de Sete, Eva, ao invés de culpar a Deus por permitir a perda, reconhece que a única coisa que merece é o sofrimento, e que o nascimento de seu novo filho é obra da graça do Pai (4:25). Eva justifica a escolha do nome pelo significado: substituto, ele foi aquele presente gracioso de Deus em lugar de Abel, morto por Caim.
Seguindo-se a isso, Sete tem um filho, e a ele dá o nome de Enos, que significa humano. Agora a família de Adão, reconhece seu lugar de inferioridade. Enquanto a descendência de Caim, faz da individualidade o próprio deus, a de Adão reconhece sua incapacidade de chegar à paz com Deus. Daí surge o clamor, a invocação do SENHOR, é quando o homem reconhece essa condição, de fraqueza em relação à vontade de Deus, percebe sua fragilidade e pacaminosidade, que surge a genuína oração!
Como Sete que viu a própria fragilidade em seu pequeno filho, assim ocorre no coração quebrantado pela graça de Deus, surge a suplica de que Ele venha nos levar a fazer aquilo que ele deseja, pois nosso ser é escravo das próprias paixões, a iniquidade é nosso “DNA”, passado de geração em geração, tendo origem em um único ato de desobediência em Adão! Mas sabemos que aquilo que entrou por um único homem, é tirado de nós pela única e eterna obra do Deus que se fez homem completo, e ao invés de nos ordenar ao sacrifício, verteu seu sangue na cruz pelos seus escolhidos.

Soli Deo glória!
Sola gratia!

Alisson Lopes

Texto anterior desta série: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário