sábado, 15 de outubro de 2016

DIGA NÃO AO PENSAMENTO POSITIVO PARA VENCER ANSIEDADE

"Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;" (Filipenses 4:6)
Resultado de imagem
Em nossos dias um determinado ensinamento tem causado muito prejuízo à espiritualidade da igreja: chama-se "confissão positiva" ou "movimento palavra da fé". Se você ouvir expressões como "determina a vitória", "decreta a benção", "profetiza a cura" etc, fique esperto... Esta teoria diz basicamente que nossas palavras e pensamentos positivos que neguem a existência do problema, podem de fato fazer com que este seja solucionado. Dizem que não devemos pronunciar palavras que demonstram a negatividade dos fatos, por mais real que seja a aflição.

Nada poderia ser mais humanamente idólatra do que isso: crer que nossas próprias palavras ou pensamentos possam atrair ou trazer à existência realidades que desejamos. É como o homem tentando imitar a Deus em Sua capacidade de criar do nada simplesmente ordenando: "haja"! Trata-se da exaltação do homem que não aceita estar fora do controle do universo.
Essa atitude de negação nos afasta da comunhão verdadeira, e dependência para com Deus. Onde Ele está sim, disposto a ouvir nossos problemas, e apesar de já conhecer nossas palavras antes de as falarmos, tão somente deseja que confessemos o que nos aflige e nos prende em ansiedade. Ele não ordena que neguemos que estamos necessitados de algo, antes nos diz: "filho, conta tudo".
Então podemos dizer: "Pai, está doendo, tira de mim a incredulidade". Ansiedade, problemas e principalmente pecado, não se combatem com pensamentos positivos que negam realidade da dor e da derrota, mas com oração onde confessamos nossa total incapacidade de alterar mesmo que apenas um côvado de nossa existência terrena. 


Soli Deo Glória

Alisson Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário