sexta-feira, 21 de outubro de 2016

A PRATICA DO ENSINO E ADMOESTAÇÃO NO DISCIPULADO MÚTUO

Leitura Bíblica: COLOSSENSES 3:16

"os Colossenses se instruíam mutuamente. Ensinar, aqui, é tomado no sentido de instrução proveitosa, a qual tende para a edificação, [...] Este é o verdadeiro uso da palavra de Cristo. Entretanto, como a doutrina algumas vezes é em si mesmo insípida, e, como se diz, quando ela simplesmente demonstra o que é certo, a virtude é louvada e deixada faminta, ao mesmo tempo ele adiciona admoestação, que é, por assim dizer, uma confirmação da doutrina e incentivo a ela. Tampouco ele quer dizer que a palavra de Cristo deva ser benéfica meramente a indivíduos, para que se ensinem, porém requer ensino e admoestação mútuos." (JOÃO CALVINO, em Comentário de Colossenses. Editora Fiel. Pagina 574.)

Resultado de imagemNecessitamos, como igreja, perceber a importância não somente do ensino bíblico, mas de sua aplicação à vida prática. Não somos contadores de histórias, ou professores que, como fruto do seu esforço desejam que seus alunos assimilem conteúdo para assim estarem capacitados à aprovação em uma prova de vestibular. Há lugar de proeminência para o ensino formal na igreja, porém, somos uma família em Cristo, que presta suporte aos seus, em todas as áreas da vida, que se envolve amorosamente nas lutas de cada irmão, se relaciona não somente intelectualmente com o aconselhamento do aflito, mas que se emociona, sente junto suas dores e alegrias (Romanos 12:13,15), e o acompanha em seu dia-a-dia.
Necessitamos sair de um envolvimento meramente formal ou litúrgico com a sã doutrina, e permitir-nos que as situações naturais de convivência nos levem a colocá-la em prática. E porque não nos arriscar que ocorram falhas e faltas em nossos relacionamentos? Sim, são inevitáveis, porém representam a oportunidade de nos ajudarmos mutuamente, com aconselhamento, admoestação e exortação por meio da aplicação do ensino da Escritura.
Contudo, para que, estejamos capacitados ao exercício do discipulado, é necessário que toda a riqueza da palavra de Cristo, seja o cerne de nossa dieta espiritual não somente aos domingos, mas em toda nossa rotina diária, é isso que significa habitar em nós a palavra de Cristo, ela não habita apenas um momento, mas é parte integrante de nossa trajetória, a sã doutrina não é algo para apenas um dia, no qual ouvimos um sermão, lemos um livro ou fazemos anotações, na verdade ela é a direção de Deus para a vida do Seu povo eleito! Sendo parte da vida, faz parte de nossos relacionamentos com a igreja e com os perdidos que necessitam nos ouvir anunciar evangelho vivendo de modo digno daqueles que por Ele foram salvos (Filipenses 1:27).
Não somos profissionais, somos irmãos! Então busque a Palavra de Cristo, aprenda, discipule e viva em comunidade!
ecclesia reformata et semper reformanda est
ALISSON LOPES

Nenhum comentário:

Postar um comentário