quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Hoje não é o dia das bruxas! São 501 Anos da Reforma Protestante!

“não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2) 
  
O dia de hoje não é importante pela referência às bruxas, mas por um fato histórico ao qual todos nós, cristãos evangélicos, somos devedores no mínimo por nossa liberdade religiosa e de culto. Em 31 de Outubro de 1517, Martinho Lutero, fixava às portas da capela do castelo de Wittenberg, na Alemanha, suas famosas 95 teses contra os erros doutrinários e morais das autoridades da Igreja Católica Apostolica Romana, iniciando o que depois viria a ficar conhecido como Reforma Protestante.  
  
Qual é o significado mais profundo da reforma? Muitos podem alegar que este fato histórico não passou de um cisma institucional e doutrinário. Podem ser colocados à mesa fatos que indicam atrocidades cometidas por adeptos do movimento reformador.  
  
Porém mesmo esses erros dos homens apenas demonstram, a necessidade infinita de um esforço de retorno às escrituras, como algo que vá até mesmo além de um manual para a caminhada terrena rumo ao reino dos céus! Os erros são cometidos quando se deixa a atitude reformada de constante renovação.  

Um dos principais lemas da reforma dizia em latim: "Ecclesia Reformata et Semper Reformanda est”, ou seja, igreja reformada está sempre em reforma. Isso nos indica que havia a consciência de que se não houvesse um constante retorno à palavra de Deus, mesmo esses crentes que largaram a corrupção do romanismo, viriam a incorrer novamente nos resultados da corrupção natural do ser humano. 
  
A palavra reformar, tem o sentido de trazer à forma original, algo que com o passar do tempo, por meio das intemperes inerentes ao ambiente no qual está inserido, foi deformado.  Podemos entender reforma e renovação espiritual como sinônimos, ainda mais se tivemos em mente que tal reforma alcance os aspectos mais profundos da vida cristã. 
  
Mas o caminho da renovação não flui de uma vontade natural humana, como Romanos 12:2 diz: aqueles que são renovados, experimentam a vontade de Deus. Você não precisa ser um especialista em grego koinê, para refletir que este experimentar não pode ser apenas o resultado dessa renovação, mas ele é de fato o caminho para tal transformação.  
  
Como você experimenta a boa, perfeita e agradável vontade de Deus? Por meio de uma voz, sentimento, "mover" ou qualquer coisa semelhante em seu coração? Cuidado! Nossos propósitos e sentimentos em nosso interior são enganosos a nós mesmos! A única coisa que pode demonstrar de fato qual é a vontade de nosso Pai são as Suas Escrituras! (Hebreus 4:12).  
  
Assim, sob a ótica da reforma compreendemos que a bíblia é sim: 
  
1- Fonte de conhecimento e sabedoria sobre Deus, Seus mandamentos e propósitos(Romanos 11:33), sobre nossa condição de total incapacidade e imerecimento (Romanos 3:9-11,23 ; João 16:9-11), diante da qual Ele nos concede Sua graça! (Efésios 2:8).  
  
2- Nossa única regra de fé, por meio dela adquirimos a capacidade  de contradizer (1ªPedro 3:15-16) e até mesmo fazer calar (Tito 1:11) aqueles que se colocam contra o evangelho, inclusive aqueles que parecem ser cristãos como nós. Por meio da anunciação da pura palavra somos guardados do ensino dos falsos profetas que buscam atrair-nos por ambições carnais (2ª Timóteo 4:2-4). 
  
3- Como palavra de Deus é nosso alimento espiritual (Mateus 4:4), fonte de vida (João 6:63), encorajamento para vencer o mundo, e que nos demonstrar que nossa alegria em Deus é mais elevada do que qualquer alegria que este mundo possa nos proporcionar (João 16:33; 1ª Coríntios 15:19). 
  
Sendo de fato renovados, experimentando a vontade de Deus, como permaneceremos conformados com o mundo e com uma vida infrutífera que em nada é usada como canal de Deus para levar seu Evangelho gerando discípulos para Cristo?  
  
Pense nisso. 
Ad fontes! Sola Scriptura! 
  
Alisson Lopes,  
Autor do blog Reforma em Ação 
  
__________________________ 
Convido você a ler também dois artigos que escrevi ano passado na ocasião dos 500 anos de reforma protestante: 
  
Despertar em meio às trevas para acender a luz! 
  
A vitória da verdade sobre o relativismo 
__________________________ 
  
Se você gostou desta mensagem, por favor, não deixe de compartilhar em seus grupos e redes sociais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário